domingo, 29 de março de 2015

Exposição: Sensações do Futuro (Saint-Gobain)

Fomos hoje, dia 29 de Março de 2015, na Sensações do Futuro e no Show do Wynton Marsalis no Parque do Ibirapuera. Fomos ao show primeiro mas não o vimos inteiro. Entretanto podíamos ouvir a música enquanto ficamos na fila da exposição. O parque estava lotando e achamos que depois do show as filas iriam ficar enormes, já que hoje era a inauguração da exposição. Às 10h30 tinha uma fila curta e lá pelas 13h, para cada pavilhão tinha uma fila de 30 a 45 min de espera. Outro ponto importante em ressaltar é que deve ser mais bonito no fim da tarde ou noite, porque todos têm iluminação, mas não perde muito se for de dia.

A Megaexposição sensorial que estava em Xangai veio para o Parque do Ibirapuera e ficará por apenas uma semana, depois segue para Philadelphia nos Estados Unidos e depois Paris na França. Ela está dividida em 4 pavilhões e eu aconselho a seguirem a ordem que fizemos.



Pavilhão: Colorir

Este foi o primeiro pavilhão que vimos, quando chegamos não tinha fila para entrar. A minha filha mais velha (4 anos) adorou este, porque tinha muitas cores. Ela ficava andando de um lado para o outro. A minha filha mais nova (2 anos) gostou também, mas como o chão se movia, ela ficou um pouco com medo de cair. Provavelmente este é o que perde mais se for visto de dia, mas estava legal mesmo assim.







Pavilhão: Ouvir




Neste ficamos imersos num local escuro e o som vem de todos os lados, dando a impressão que estamos realmente no local de cada tipo de som. Do lado de fora, se prestarmos atenção, as paredes ficam mudando de cor.  Foi o que as minhas filhas menos gostaram. A fila estava pequena quando chegamos. No máximo 15 min.


Pavilhão: Ver


É esta parede espelhada. Tem luzes que ficam se movimentando do lado de fora, mas que perde muito com a luz do sol, contudo a parte interna, que é o mais importante, não  é atrapalhada pela luz do dia. Foi o que as minhas filhas mais gostaram. Quando começa a projeção, elas perderam um pouco o referencial e tinha imagens para todos os lados o que as deixou muito felizes. Eu já me senti dentro do filme do Tron. Neste ficamos mais ou menos 20 min na fila.





Pavilhão: Criar



A estrutura do lado de fora é linda. Tem uma iluminação legal no prédio também. Foi o outro que as minhas filhas gostaram. Era o que tinha a fila maior desde o começo. Não sei se é porque ele fica mais perto da "entrada". Na minha opinião, nesta sequência que fizemos, seria como uma evolução e aqui juntaria tudo. Cor, som e imagem. Ficamos uns 30 min na fila, mas quando saímos a fila era de 45min para mais.



O problema que eu vi. Como entra pouca gente de cada vez, a fila ficou muito grande. Contando que hoje é domingo e tinha passado da hora do almoço. Quando saímos, acho que todo mundo estava indo para lá e a fila só crescia. Outro problemas é que dentro dos pavilhões não tem ar-condicionado e estávamos lá bem na hora que tinha muito sol, logo ficava suando o tempo todo. O Colorir não tem este problema, mas se chover ficamos todos molhados.

Dos passeios de hoje, a exposição foi o que a minha filha mais velha mais gostou. Gostei bastante e estava com muita vontade de ir ver quando eu tinha visto a reportagem sobre ela em Xangai. 


Informações:
Exposição: Sensações do Futuro (Saint-Gobain)
De: 29/03/2015 à 04/04/2015
Local: Parque do Ibirapuera
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/n - Ao lado do Museu Afro Brasil
Horário: Diariamente 10h as 22h.
Entrada: Franca
Site: http://www.parqueibirapuera.org/ 

http://www.saint-gobain.com.br/pt/noticias/saint-gobain-traz-ao-brasil-a-exposicao-sensacoes-do-futuro-em-comemoracao-aos-350-anos-do-grupo

Video sobre a exposição: https://www.youtube.com/watch?v=Mq15ZSQZBds

domingo, 8 de março de 2015

Passeio de Maria Fumaça

Eu havia lido uma reportagem sobre um passeio de Maria Fumaça que saía da Estação da Luz, procurei mas nunca achei informações sobre este passeio. Quando passei com as crianças na Luz, fui procurar informações mas ninguém sabia informar direito. Achei menções à linha, mas nada específico sobre o passeio. Tive que pedir ajuda a uma amiga que é guia turística em São Paulo para saber sobre a tal Maria Fumaça mas mesmo ela também não sabia de nada. Ainda bem que estamos numa época de informações e um guia amigo dela respondeu que o texto em que havia lido sobre o passeio estava meio errado. Da Estação da Luz pega-se uma locomotiva para Paranapiacaba, e é lá que tem o passeio de Maria Fumaça, leva bastante tempo. Mas ele indicou um passeio de Maria Fumaça em Campinas, que seria mais rápido para eu ir com crianças tão pequenas.




Foi o que fizemos no dia 03 de Janeiro de 2015. Fomos até Campinas para fazer o passeio de Maria Fumaça. Eles pedem para chegar 45 minutos antes para comprar os ingressos. Chegamos os 45 minutos antes e tinha uma fila enorme, mas conseguimos comprar os ingressos. Estacionamos o carro na própria estação. Ele parte de Campinas e vai até Jaguariúna, fica lá de 45 minutos a uma hora e volta. 

Para o passeio, eu pensei em fazer igual ao mostrado no desenho da Peppa Pig, que tem uma folha de atividades para as crianças marcarem os itens que vão sendo vistos, para que prestem atenção no caminho. Como eu não sabia o percurso,  não pude fazer. Se você quiser fazer este passeio e fazer esta folha de atividades, posso adiantar que passamos por algumas fazendas; a estação tanquinho (foto), que é bonitinha; sobre um rio e por um lugar de reformar as locomotivas.




Fizemos o percurso todo, saindo de Campinas. O tempo que ficamos em Jaguariúna não dá para fazer quase nada. Comer é quase impossível porque chega muita gente de uma vez e há poucas opções. Tinha uma feirinha, mas as barracas de comida tinham uma fila enorme. Ouvimos um pouco a explicação de como funciona a Maria Fumaça e depois fomos ver o museu (Foto) que é pequeno, mas tem o seu charme. Comemos um sorvete na estação e voltamos.




As meninas curtiram o passeio. No nosso teve música ao vivo e elas dançaram. Ficavam cantando a música da Peppa "O trem do vovô faz tchu tchu tchuuuu".  Eu acho que vale a pena perder um dia com este passeio. É algo bem diferente de se fazer, difere do nosso dia a dia corrido de São Paulo e não é tão longe.


Informações:
ABPF - Regional Campinas
Local de Partida: Campinas (Estação Anhumas), Tanquinho (meio percurso) ou Jaguariúna.
Datas: Sabados e Domingos 
site: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

segunda-feira, 2 de março de 2015

Eventos Culinários por São Paulo

Vira e mexe encontramos um evento culinário em São Paulo e é uma grande oportunidade de fazer algo diferente com as crianças. Sair da rotina é sempre muito gostoso. Pelo menos aqui em casa vamos sempre aos mesmos restaurantes.

Tentamos ir no dia 01 de Março de 2015 na degustação de queijos e cervejas no Galpão Armazém da Cidade. O local estava lotado. O galpão é pequeno e tinha gente para todos os lados. Dentro estava muito quente. Tinha mesas para sentar, mas não dava para ficar. As mesas de degustação de queijo (Fotos) tinha pelo menos 60 pessoas em cada uma das 3 mesas. A da cerveja, como eu não tomo, nem fui procurar. 



Como não iríamos conseguir ficar lá, resolvemos procurar um restaurante na região, Vila Madalena, para fazer algo diferente com as crianças. Perto do Armazém tinha esta parede decorada que a minha filha mais velha, 4 anos, adorou. 


Comemos em um restaurante lá perto e achamos uma loja de chocolate que eu sabia que tinha em São Paulo, mas não sabia onde era. É uma loja licenciada da marca catalã Cacao Sampaka. Para quem gosta de chocolate amargo e diferente vale a pena. Caro, mas muito gostoso. Para as minhas duas filhas, a melhor parte do passeio foram os chocolates. Elas adoram chocolate amargo.



Antes havíamos ido ao Primeiro Food Truck de Alphaville, em 22 de Novembro de 2014, para entendermos o que era essa febre de Food Truck. Chegamos às 11h50 e o evento iniciava ao meio dia. Nossa sorte, porque encontramos lugar para estacionar e mesa para sentar. Quando saímos (foto da saída), mais ou menos uma hora depois, estava uma bagunça com muita gente e fiquei sabendo que no meio da tarde não dava para andar.



Como era o primeiro evento deste tipo na região, parece que todo mundo foi para lá. Gostei da idéia, porque tive a oportunidade de provar comida diferente. Não conhecia o ceviche e ele estava uma delícia, assim como o milkshake que tomamos. Fiquei com vontade de voltar só para tomar mais milkshake. As meninas não gostaram muito das comidas que tinha. Acharam o churrasco argentino gostoso, mas era o que tinha a fila maior também.

A organização arrumou um local com brinquedos para as crianças e as minhas filhas se divertiram. Não queriam sair dos brinquedos para comer. Achei bem organizado e com bastante diversidade. 



Em 14 de Dezembro de 2014 fomos na Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes, também de Food Truck. Como esta feira acontece todos os finais de semana, é muito mais tranqüilo. Ficou assim a maior parte do tempo (foto). O local é onde estão construindo e vendendo prédios residenciais e aproveitaram para realizar esta Feirinha. Tem o Parque Jardim das Perdizes junto onde as meninas correram e se divertiram.




As meninas gostaram muito do Fish and Chips que tinha aqui. Eu já amei um dos doces, que tinha a massa feita de bolachas Oreo. Estava divino. Comi um sanduíche de mignon, com molho de alho etc. que estava gostoso, mas na foto (e o preço) era de sanduíche grande e veio praticamente uma amostra grátis. Fiquei chateada porque o Truck de Yakissoba que não tinha o macarrão, mas Temaki. 

Este evento também estava bem organizado, as mesas e cadeiras de madeira são lindas. Dividimos uma mesa com um casal simpático que vai lá sempre e me passou o que eles gostaram de comer e o que não valia a pena de cara. Tem também uma boa diversidade de comidas.

Informações:
Food Truck de Alphaville
Dias: 7 e 8 de Março de 2015
Horário: das 12h as 20h.
Local: Av. Marcos Ulhôa Pentado, 150 (Na frente da Unip) - Santana de Parnaíba

Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes
Data: Sábados e Domingos (De volta a partir de 14/03/2015)
Horário: Do 12h as 20h.
Local: Av. Marquês de São Vicente, 2301