domingo, 31 de maio de 2015

Exposição: Joan Miró - A Força da matéria



No dia 30 de Maio de 2015, acordamos com as minhas filhas (4 e 2 anos) pedindo para voltar a Barcelona. A alternativa foi fazer um roteiro de Barcelona em São Paulo. Almoçamos em um restaurante italiano da Vila Madalena e depois começamos nosso tour indo na loja de chocolates que as minhas filhas adoram, Cacao Sampaka.




A minha mais velha já chegou pedindo para que eu a pegasse no colo e escolheu dois bombons, que são os preferidos dela. Framboesa com chocolate 70% e Cassis com Mel com chocolate 70%. A minha mais nova comeu igual.

Chocolate quente com cognac e Chocolate quente Azteca

Eu e o meu marido tomamos chocolate quente. Meu marido tomou o chocolate quente com cognac e o meu chamava Azteca, chocolate 70% com especiarias. Depois eu comi dois bombons.
Bombom de Gengibre com limão e Bombom de Pimenta Jamaicana

Saindo de lá, passamos de carro na frente do Instituto Tomie Ohtake. Se tivesse fila não iríamos entrar. Para a minha sorte, mesmo sendo sábado às 17 horas, não tinha fila e nós entramos.  


A Exposição Joan Miró: a força da matéria está muito legal. Ano passado fomos ao Fundació Joan Miró em Barcelona e parte das obras que estão nesta exposição vieram de lá. Elas adoraram porque lembraram do que haviam visto.

Projeto para um monumento

Esta escultura foi a que a minha mais velha mais gostou. Ela disse que parecia uma mulher e um porco ao mesmo tempo. Para fazê-las se interessarem mais, sempre pego um folheto da exposição para cada uma delas e falo para procurarem as obras que estão nele. Normalmente são as obras mais importantes e é uma maneira delas prestarem atenção em tudo.



Desta vez a menor criança era minha mais nova, mas tinha muitas outras crianças no local, o que me deixou feliz. Gosto de ver as novas gerações envolvidas, presentes nas mais variadas formas de arte. Tento passar isso para as minhas filhas. As outras crianças não me pareciam tão acostumadas com exposições, pois queriam mexer em tudo. A minha menor vendo os outros colocando a mão queria colocar também e eu tinha que ficar chamando a atenção.

 O Rato Preto com Manta e O Rato Vermelho com Manta

Bailarina Crioula e Mambo 

As minhas filhas tentavam descobrir o que tinha nas obras. Em algumas eu dizia qual era o nome da obra e elas brigavam comigo que eu estava inventando, que não poderia ser aquele o nome, já que elas não conseguiam reconhecer. Contudo, ela serviu para a minha filha mais velha ter muita inspiração, ela olhou algumas obras e disse que queria tentar fazer parecido. Que na escola, inspirados no próprio Miró, elas fizeram trabalhos coloridos e depois colocaram nanquim por cima. Ela viu que tinha outros materiais juntos e ficou pensando no que ela poderia fazer.

 Mulher e pássaro

A escultura da Mulher e pássaro estava no ano passado no telhado da Fundació e elas haviam visto. Era a única que eu lembrava. As outras não tinha certeza se eu havia visto ou não expostas lá. Depois de um tempo a minha mais velha me disse que lembra que no telhado havia várias esculturas e todas bem coloridas, mas não lembrava da cara delas.

Obras de Tomie Ohtake

As obras de Tomie Ohtake que estão no salão são, sem dúvida nenhuma, o maior destaque e felicidade das crianças. As minhas filhas adoraram! A minha mais nova não parava de mexer. Como é uma obra interativa e as crianças podem mexer, elas ficaram um tempão só nelas. 


Informações:
Exposição: Joan Miró - A Força da Matéria
De: 24/05/2015 à 16/08/2015
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua dos Coropés, 88 - Pinheiros
Horário: De terça à Dom das 11h as 20h.
Entrada: R$ 10,00 (meia R$ 5,00) Crianças pequenas não pagam. Terça Gratuito.
Site: http://www.institutotomieohtake.org.br/inicio/index.html

Cacao Sampaka
Endereço: Rua Aspicuelta, 207 - Vila Madalena
Horário: das 10h as 19h.
Site: http://br.cacaosampaka.com/

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Exposição: TV Cultura - 13ª Semana Nacional de Museus


Fomos no dia 19 de Maio de 2015 conhecer as instalações da TV Cultura. Durante toda esta semana, a Fundação Padre Anchieta abre as portas com exposição especial da Inezita Barroso, apresentadora do Viola Minha Viola, o Cenário do Provocações do Antônio Abujamra e uma exposição especial feita pelos funcionários do canal São Paulo, um lugar ideal para se (re)ver. Para participar é preciso se inscrever antes.



Nosso passeio era as 15 horas, chegamos um pouco antes porque achar uma vaga por lá é  quase impossível. O número de inscritos era 50, achei que teria fila de espera, mas para a minha surpresa apenas 9 pessoas compareceram. As nossas guias, pessoas que trabalham lá e tiveram uma super boa vontade em nos mostrar tudo, esperaram mais um pouco e ninguém mais apareceu. Uma pena. Me contaram que no ano passado tinham as 50 pessoas inscritas e uma fila de espera para se alguém desistisse para poderem entrar.


Figurino da Cacilda (Eliana Fonseca) Ra Tim Bum

Nosso passeio começou pela saguão principal onde tem exposto figurinos do Ra Tim Bum e alguns merchandisings, depois fomos depois ver alguns dos muitos prêmios que a TV Cultura ganhou por todos esses anos. Nos disseram que como a Fundação Padre Anchieta é do governo, não poderia ter propagandas e as que têm são de utilidade publica e que das coisas deles são vinculadas apenas nos horários para adultos.


Depois fomos ver alguns cenários dos programas de TV. As minhas filhas estavam maravilhadas e ao mesmo tempo não entendendo direito o que estava acontecendo. O primeiro foi o Metrópolis que estavam gravando uma entrevista. As duas ficaram bem quietinhas vendo tudo. Depois fomos ver o cenário do Roda Viva, depois do Quintal da Cultura, que elas conhecem o programa.
 Entrada do Estúdio que estava sendo gravado o Metropolis

 Gravando o Metrópolis

 O entrevistado e a apresentadora

 Cenário do Roda Viva

Cenário do Quintal da Cultura

Depois fomos conhecer a Radio Cultura FM. Tenho que dizer que para mim foi muito legal conhecer o dono da voz que escuto a muito tempo. Um senhor super simpático. Ele estava nos contando que as transmissão diurnas são sempre feitas ao vivo e as noturnas as vezes são gravadas antes. Ele falou o nome de duas músicas enquanto estávamos lá, interessante, porque ele conversava conosco, dizia vai ficar ao vivo, falava o nome da música e voltava a conversar conosco.
 
Alfredo Alves locutor da Cultura FM


No final do nosso tempo, ele iria começar a dar as notícias, que eles são obrigados a fazer de hora em hora e precisávamos ficar um minuto sem fazer barulho. Lógico que como já estávamos lá, na sala, por 15 minutos e as minhas filhas quietinhas, a minha filha mais nova  (2 anos) começou a falar, bem no final da transmissão. Saí correndo para não atrapalhar. Depois a moça que estava nos guiando disse que o locutor pediu para me avisar que não atrapalhou a minha pequena falando, já que ela não falou alto e ele já estava terminando e que as minhas duas filhas (a mais velha tem 4 anos) são muito educadas por ficarem tanto tempo quietinhas.


Vista de dentro da árvore cenográfica da Ilha Ra Tim Bum

Passamos depois da radio pela árvore cenográfica da Ilha Ra Tim Bum e fomos ver as exposições. Começando com a São Paulo, um lugar ideal para se (re)ver.


Uma das obras expostas

A minha filha mais nova adorou esta obra, ela foi ver de pertinho e me levou para eu ver a cidade no espelho. A guia achou que ela queria sentar e disse que ela poderia sentar se fosse isso. Eu disse que não, que ela gostou da cidade. E a moça se espantou, porque ela disse que para muitas pessoas ela precisa explicar que aquilo é uma cidade e ela de 2 anos já percebe direitinho. Ela me disse também que deu para perceber que as minhas filhas frequentam exposições, já que elas não mexem nas obras. Junto com a exposição São Paulo que os funcionários fizeram está o Provocações.


 Cenário Provocações

Depois fomos ao segundo andar para ver a exposição sobre a Inezita Barroso. Uma das pessoas que estava conosco era o fã número um dela, ou pelo menos da TV Cultura. O senhor sabia tudo sobre a vida dela. Ia ver a gravação de todos os programas, ele até conhecia muitos dos funcionários da emissora que o chamavam pelo nome. Ele disse que tinha ido nesse passeio para poder ver a exposição.
Cartaz da entrada da Exposição

Homenagem de Mauricio de Sousa à Inezita Barroso

Cenário do Viola Minha Viola



Tive que explicar para as minhas filhas quem foi Inezita Barroso. O senhor contou muitas coisas, mas elas continuavam sem entender. Falei que ela era uma cantora, e que o programa era feito lá e que o meu pai gostava de ver este programa, assim como o bisavô dela. Tinha uns lugares para ouvir as músicas dela e estava tocando uma música.



Prêmios recebidos pela Inezita Barroso

O nosso passeio terminou com uma passada pelo arquivo da TV Cultura. Vimos o Garibaldo de 1972, aquele que atuou com a Sonia Braga... Ele é azul por causa do contraste da TV Preto e Branco da época. Fotos do Bamba la lão, do X tudo,  as máscaras do Glub e Glub e tantas outras coisas.

Garibaldo (Vila Sésamo) de 1972

Maquete do cenário do Vila Sésamo


Figurino do Glub Glub

X Tudo


O passeio foi muito legal. Até pedi para eles abrirem os estúdios para o publico mais vezes. As minhas filhas ainda não entenderam como funciona uma transmissão de televisão, mas pelo menos já sabem que têm cenários e várias câmeras para serem transmitidas até a nossa casa. Ano que vêm eles pretendem abrir de novo e quem sabe nós iremos novamente. 

Informação:
13a Semana Nacional de Museus
De 18/05/2015 a 24/05/2015


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Exposição: Luz / Stormtroopers Exhibition

Nós fomos as duas exposições no dia 05 de Maio de 2015. Eu queria ter ido no dia anterior para poder usar a frase nerd "May the 4th be with you!", mas não conseguimos.
Frente do Cartel 011

A Exposição Luz, eu havia lido a respeito e achei que seria muito interessante para as minhas filhas, já que elas curtiram muito a Exposição Sensações do Futuro e era uma exposição que trabalhava a visão.
Umas das obras expostas

Chegando no Cartel 011, tem valet por R$ 20,00. Parei num prédio na rua João Moura que cobrou R$ 9,00. A exposição era bem pequena, até as minhas filhas falaram, mas já acabou mamãe? Contudo foi bem interessante. 
 Foto 3

Foto 4

Cada uma escolheu o seu preferido. A minha mais velha (4 anos) gostou da toda colorida (Foto 3) e da Verde (Foto 4), já a minha pequena (2 anos) gostou mais da Granada, porque é vermelha (Foto 5) e do banco (Foto 6). Ela queria saber se podia sentar no banco e eu tive que dizer que não. 

 Foto 5

Foto 6



O local é bem legal. Não tive tempo de olhar de perto as coisas das lojas, nem comer no restaurante e no andar de cima tem um barbeiro.


Cartaz da Stormtrooper Exhibition

De lá, fomos ao Shopping Villa Lobos para ver a Stormtroopers Exhibition. Eu sabia que seria rápido, porque o que me interessava era só o capacete do novo filme do Star Wars. Os dois não são muito longe, tudo depende do transito de São Paulo, lógico.

O Capacete

O capacete novo, não tem o charme do antigo para mim. Tem uma moça que fica cuidando do capacete, muito simpática, que também trabalha de "fotógrafa" para ajudar os fãs a tirarem foto com o capacete.



Ao lado tem 25 capacetes customizados por artistas brasileiros. As minhas filhas curtiram mais estes, porque era cor-de-rosa, porque tem brilho etc. e 3 posters feitos especialmente para completar a exposição.




O Stormtroopers Exhibition saindo do Shopping Villa Lobos, vai para o Rio de Janeiro (Norte Shopping) , Belo Horizonte (Shopping Del Rey) e Salvador (Shopping Paralela).
O que a minha mais velha mais gostou.

Informações:
Exposição: Luz
De: 14/04/2015 a 31/05/2015
Local: Cartel 011
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 517
Horário: Diariamente Seg-Qui 10h - 20h, Sex-Sab  11h - 21h e Dom 13h - 17h30.
Entrada: Franca
Site: https://www.cartel011.com.br/

Stormtroopers Exhibition
De: 02/05/2015 à 10/0452015
Local: Shopping Villa Lobos (Na frente da Livraria Cultura)
Endereço: Avenida Nações Unidas, 4.777 (Alto de Pinheiros)
Horário: Diariamente 10h as 22h.
Entrada: Franca
Site: http://www.shoppingvilla-lobos.com.br/