Fomos no dia 14 de Junho de 2016 na Exposição do Picasso - Mão Erudita, Olho Selvagem realizado no Instituto Tomie Ohtake. Essa é a segunda exposição dele que as minhas filhas vêem em São Paulo, fomos em Junho de 2015 na Picasso - Modernidade Espanhola. E em Julho de 2014 fomos ao Museu do Picasso em Barcelona, o que despertou o interesse da minha filha mais velha (5 anos) por ele.
L'Orateur
Tomie Ohtake MoMA
Essa exposição está bem interessante por estar diversificada. Tem quadros, cerâmicas, esculturas, fotos, desenhos e estudos. Duas das esculturas vimos em Dezembro de 2015 no MoMA. A escultura L'Orateur aqui é a obra final em bronze e em New York vimos o estudo e a Guitare que me parece ser exatamente a mesma obra. As minhas filhas repararam que já conheciam algumas obras.
Entrando em uma das salas, li o aviso de que haveria obras com nudismo. Mesmo as minhas filhas sendo pequenas, achei que a Arte está a cima disso. Não sabia o que poderia encontrar, mas lembrei da reação delas ao verem o David de Michelangelo na exposição Grandes Mestres em Abril deste ano. E na verdade elas nem repararam se tinha nudismo, apreciaram tudo como obras de arte. Talvez por ser surrealista, não sei.
Enquanto a mais velha apreciava obra por obra e observava a técnica usada, a minha filha mais nova (3 anos) queria ir depressa. Tive que ficar tentando entrete-la com as obras e fazendo perguntas. Tinha mais duas crianças ao mesmo tempo que nós, que deveriam ter uns 10 anos e tinha uma escola com adolescentes que já estavam saindo quando chegamos. Uma senhora veio me dizer que o filho dela de 8 anos diz que acha muito chato e não quer acompanha-la e que olhando as minhas filhas ela achou que deveria insistir com o dela.
Primeiro, mostrei para a pequena os estudos de cenário e vestuário que a interessou bastante. São coloridos e as imagens são mais familiares. Depois fiquei com ela na frente da obra Figures au bord de la mer. Perguntei se era uma pessoa ou duas. Primeiro ela disse que não era pessoa, depois que era uma e depois que eram duas e se beijando. O reconhecimento dela foi gradual e dava para reparar no seu olhar a alegria de conseguir decifrar o que ela estava vendo.
Figures au Bord de la Mer
Tem uma apresentação de um documentário que elas pararam para ver um pouco, mas desistiram por não ter onde sentar. Perguntei para elas quais foram as obras que mais gostaram e a maior disse que foram as corujas de cerâmica, pois ela está estudando aves na escola e viu uma outra maneira de representar os animais que ela vê, sem ser em desenho ou fotos. E a minha mais nova gostou do quadro da menina sentada (Paul en arlequin), porque ela queria sentar.
Como sempre, o catálogo da exposição está maravilhoso. Com todas as obras e explicação sobre elas. Fomos no dia de graça e chegamos perto das 14h e como sempre não havia fila e foi tranquilo para ver. Quando saímos tinha fila para entrar já, depois de 1h30 de exposição. Ah! O Instituto está com uns programas para ir com as crianças para apreciar a exposição. Infelizmente não fui em nenhuma das datas, mas me pareceu bem legal.
Informações:
Exposição: Picasso - Mão Erudita, Olho Selvagem