terça-feira, 16 de agosto de 2016

Exposição: The Art of The Brick

Entrada da Oca

Fomos no dia 14 de Agosto de 2016, primeiro final de semana da exposição do americano Nathan Sawaya, The Art of The Brick. Lotadíssimo. Ingressos esgotados. Na verdade, me parece que para final de semana é melhor comprar os ingressos pela internet mesmo. Será outra exposição super concorrida.




Como no ano passado, de manhã fomos na Corrida Disney Magic Run de manhã, na sua 5a Edição, e depois fomos ao Parque do Ibirapuera. A entrada só é liberada as 11h e nesse horário já não tem mais vagas perto do Parque, então fomos de Uber. Não sei porque, a minha internet não estava pegando dentro da Oca, o que me fez ficar com medo pois os ingressos estavam no aplicativo, mas como eu tinha aberto na página dos ingressos antes de entrar, não teve problema. Abaixei o audio-guia também, mas não consegui ouvir no local, muita gente e muito barulho.


Homem Vermelho Sentado

As regras são simples: Não comer no local, não tocar nas obras e fotos sem flash. Tinha gente comendo dentro da exposição. Não estavam encostando nas obras, mas por meio milímetro. Você quer tirar uma foto legal, eu entendo, eu também quero. Mas você chegar tão perto, fingir que está colocando a mão dentro da boca da peça, corre o risco de você perder o equilíbrio e destruir a obra do artista. Atrapalha quem quer ver também. 


Nadadora

A exposição começa com um vídeo curtinho, dele falando que é advogado e faz as esculturas como hobby. O problema é que; ou o som estava muito baixo, ou as pessoas faziam tanto barulho que eu não conseguia ouvir o video. Como tinha legenda, dava para saber do que se tratava, mas as minhas filhas (3 e 5 anos) ainda não sabem ler e não conseguiam entender o que estava passando.




A primeira sala tem uma réplica de como seria o estúdio de Nathan e tem umas obras. Incluindo a única que está arrumada para interagirmos com a Obra, o homem vermelho sentado numa poltrona e você senta na do lado para tirar a foto com o nome da exposição em cima. Tem obras diversas como uma maçã, lápis, peça de xadrez etc. Depois vem a sala das formas humanas e ele explora essa as formas e os tamanhos. Depois uma sala especial para a obra da pessoa nadando. Minha foto ficou ruim, mas parece que ela está nadando mesmo.




Mais uma sala com formas humanas e uma obra me chamou a atenção e mostrei para as minhas filhas. Olhando são várias formas humanas de movimentando, mas olhando de longe, vemos um olho. E depois uma sala especial com a obra que é o cartaz da exposição.


Pelé

Em seguida vem a sala com as fotos dos artistas e depois a sala das obras que são uma homenagem aos grandes mestres. Para mim foi muito interessante ver a obra e quando fui fotografar, como abaixa a resolução, as minhas fotos ficavam mais nítidas e dava para ver o que o artista queria mostrar. Fiquei maravilhada. Mostrei para as minhas filhas que não entenderam muito, mas disseram que apreciaram muito. Das homenagens, a minha pequena reconheceu a Noite Estrelada de Vicent Van Gogh, que elas já viram pessoalmente no MoMA e que tem um aplicativo no ipad com ela. A minha mais velha demorou um pouco, mas reconheceu o David de Michelangelo que ela tinha visto na exposição Grandes Mestres e falou que o tamanho não era o mesmo. E ela adorou os quadros da Moça com Brinco de Pérola de Johannes Vermeer e a San Giorgio Maggiore at Dust de Claude Monet. 


Noite Estrelada 

E por fim a sala do Dinossauro, da qual as minhas filhas estavam ansiosas para ver. Quando chegaram ficaram um pouco desapontadas com o tamanho. Mesmo lendo nas reportagens que o Tiranossauro tem 6m de altura e no audio-guia dizer que tem o tamanho de um Tiranossauro jovem, a obra pode ter 6m de comprimento, de altura deve ser perto de 1,80m. É grande, mas não igual aos esqueletos que vemos nos museus de História Natural. A minha mais velha falou que pelo vídeo que eu mostrei, parecia maior. Aí eu mostrei a mágica do ponto de vista. Agachei com elas e tirei a foto. E ficou como no video. Elas ficaram maravilhadas com a idéia de agachar e o dinossauro mudar de tamanho.


David

Na saída tem uma lojinha com o catálogo da exposição, camiseta, caneca e sacola e muitos Legos que você encontra nas lojas de brinquedos e no mesmo preço. Tem uma área que pode brincar de Lego, mas não ficamos porque tinha muita gente.


Tiranossauro Rex

As meninas amaram e tenho certeza que todas as crianças irão amar. 

Informações:
De: 11/08/2016 à 30/10/2016
Local: Oca - Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral - Portão 3.
Horário: Terça a Domingo das das 11h às 20h.
Entrada: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
site para compra de ingressos: http://expo-theartofthebrick.com.br/comprar-ingressos/
site: http://www.parqueibirapuera.org/exposicao-de-esculturas-de-lego-na-oca/
site do artista: http://www.nathansawaya.com/
Video do explicando suas obras aqui

Um comentário:

  1. Legal Sheila! Eles deveriam limitar o numero de pessoas que entram com horário agendado ne......pq ir e não conseguir ouvir nada é dureza!!!!

    ResponderExcluir