terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Japan House

Entrada do Japan House

Após uma pause de quase um ano, mas sem deixar de frequentar as exposições, apenas sem tempo para escrever sobre elas, voltei a escrever no blog contando sobre o Japan House que abriu em Maio de 2017 com a exposição Bambu.

Fomos no dia 25 de Maio de 2017 conhecer o Japan House e conferir a exposição: Bambu, cuja fila enorme para entrar em quase todos os dias assustava. Fomos numa quinta-feira a tarde e mesmo assim estava bem cheio. A exposição era linda e as meninas se encantaram. A minha mais nova (4 anos) adorou deitar e ver o curta do Studio Ghibli. A mais velha (6 anos) adorou as estruturas da exposição.

Exposição Bambu

Depois de conferirmos tudo, fomos provar os doces da lanchonete. Comi o cheesecake de chá verde, gostoso e diferente, as meninas provaram e preferiram a torta de frutas.

Fomos no dia 06 de Agosto de 2017 na segunda exposição do espaço sobre o trabalho do arquiteto Kengo Kuma. E foi um sucesso com as minhas filhas também. Tinha uma estrutura de madeira que podiam mexer e elas ficaram um tempão montando junto com uns amigos que foram. Essas peças ainda se encontram lá no Japan House, na área externa perto da lanchonete. Sempre que vamos elas tentam fazer construções diferentes.

Exposição Kengo Kuma

Fomos no dia 11 de Novembro de 2017 ver a exposição Espuma. Foi bem divertido. Dá uma vontade louca de pular na espuma. Até comentei isso com as monitoras e elas falaram que até aquele dia ninguém havia pulado na espuma. Que eles tinham que chegar antes para ligar a máquina para fazer a espuma e que podia mexer, mas por causa da glicerina a mão ficava pegajosa. Era legal ver as crianças tocando, como se estivessem fazendo algo contra a lei e se deliciando com a infração e toda a experiência sensorial.

Exposição Espuma

E finalmente no dia 31 de Janeiro de 2018 fomos conferir a exposição atual: Sou Fujimoto: Futuros do Futuro. Essa foi a primeira exposição que fizeram oficinas para crianças e passeios guiados. Fomos na oficina das 15h. As meninas amaram tanto a exposição quanto a oficina. Elas esperam que tenha mais oficinas e mais opção de dias. Não queriam sair.

Exposição: Sou Fujimoto

O que mais impressionou as minhas filhas foi o fato dele conseguir fazer construções arquitetônicas inspirados em qualquer objeto. Alguns elas nem reconheciam o objeto usado de tão bem que ficava como uma maquete. As minhas filhas ficaram impressionadas com a casa de vidro e quando a monitora falou que a casa era de verdade, elas ficaram mais interessadas ainda e perguntando se no banheiro tinha cortinas, se tinha desde o começo ou foi colocado depois, se todo mundo via eles no banheiro.

Maquete feita de Grampo de Grampeador

Durante a semana o movimento começou a cair, mas está valendo a pena ir em todas as exposições que têm lá. Uma maneira de conhecer mais a cultura japonesa. Tem um restaurante no local, que nunca fomos. Pelo que ouvi dizer é muito bom. O nosso passeio é sempre ir à exposição e comer um doce depois.

Na Oficina para Crianças

Tem estacionamento no local, mas acho complicado passar pela calçada da Paulista. Então o que fazemos é ir ao Itaú Cultural, estacionar lá. Atravessar a Paulista e ir no Japan House e depois no Itaú Cultural nem que seja só na Sala Olavo Setubal que amamos.


Estrutura da Exposição Kengo Kuma que pode mexer.


Informações:
Exposição: Sou Fujimoto : Futuros do Futuro
De: 21/11/2017 à 25/02/2018
Local: Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Horário: De terca à sábado das 10h as 22h, domingos e feriados das 10h as 18h.
Entrada: Franca 
Site: http://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/fujimoto_001.html
Oficinas: Quartas as 11h, 15h e 16h para crianças de 5 a 12 anos e 19h para maiores de 12 anos.
Visitas Guiadas: Terça, Quinta e Sexta as 11h, 15h e 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário