sábado, 9 de abril de 2016

Exposição: O Mundo de Tim Burton

Fomos à Exposição O Mundo de Tim Burton no dia 24 de Março de 2016. Eu estava ansiosa porque comprei os ingressos em Janeiro para esse dia. Estava muito difícil  de os conseguir comprar. Como a minha experiência na Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum não foi das melhores, queria ter os ingressos na mão para não ter surpresas.




No MIS fomos em praticamente todas as exposições depois que reabriu. Vimos a do Kubrick, do David Bowie e do Castelo Rá-Tim-Bum. Na última, eu cheguei com as meninas ao meio dia no MIS e consegui os ingressos só para as 17h porque o moço da fila resolveu arrumar um para mim mais cedo, pois eu era a única mãe com duas crianças e o resto era dois adultos com uma criança. Ficamos quase duas horas na fila para comprar e depois esperamos até o horário de entrar. A exposição estava maravilhosa e valeu muito a pena, mas fiquei com dó das minhas filhas. Agora que vendem o ingresso pela internet, resolvi comprar por esse meio e foi difícil conseguir. Praticamente eu entrava e já estava esgotado.


Catálogos

Acompanhei e participei de todas as tentativas de conhecer o Tim Burton e nada, lógico. Só porque concorria com mais 5 mil pessoas???? Fui tentando preparar as minhas filhas sobre o que elas poderiam ver. Elas viram o catálogo antes e as animações dele para entenderem um pouco o mundo dele. O filme preferido delas que ele fez é Alice no País das Maravilhas. Como fomos em Dezembro para o MoMA e a exposição passou por lá antes, eu já tinha o catálogo. Isso não me impediu de comprar o catálogo da Alemanha e daqui. Tem bastante souvenir legal. Para quem ama o trabalho dele e gosta de ter recordações está perfeito. 


"Planta podada pelo Edward Mãos de Tesoura"

Não é permitido tirar fotos dentro. Um pedido do próprio Tim Burton e não uma imposição do museu. Isso não quer dizer que as pessoas obedecem, o que é uma pena. Contudo, eles preparam três pontos que podemos fotografar e que são bem divertido. A entrada da exposição, uma "planta" podada pelo Edward Mãos de Tesoura e o nome da exposição.

Quando o Tim Burton estava aqui em São Paulo, ele falou numa entrevista que gostaria que o seu trabalho inspirasse as crianças. Que ele não desenha bem e mesmo assim ele desenha. Mentira, ele desenha muito. Ele trabalhou nos estúdios Disney no filme o Cão e a Raposa. Tudo certo, eu contei isso para as minhas filhas e a mais velha (5 anos) resolveu fazer um desenho do Jack Skellington do filme O Estranho Mundo de Jack.

Desenho da minha filha de 5 anos

Amei tudo. Quem vai pensando em ver coisas do filme, vai cair do cavalo. A maior parte são os trabalhos dele e o processo de criação. Os desenhos ele faz quando está no bar, por exemplo, de produção. Umas esculturas. Os personagens que ele criou e escreveu poemas. O que faz mais sucesso tanto com as crianças, quanto com os adultos, é o escorregador no meio do caminho. O próprio Tim Burton falou que amou a idéia e que iria sugerir que adotassem isso nas próximas edições. As minhas filhas escorregaram, a mais nova (3 anos) foi no meu colo e queria ir novamente. Eu disse que era apenas uma vez. Se deixar ela ficaria fazendo isso o dia todo.

Outra parte que elas amaram, era uma maquete grande de umas casas, ele gosta muito desse tipo de casas iguais nos filmes. Tem no Edward Mãos de Tesoura, no Frankenweenie, acho que em Big Fish e Big Eyes. No telhado das casas tinha desenhos de produção e a minha pequena foi batendo, de porta em porta para ver se alguém atendia. Até brinquei e disse com uma voz diferente: "Quem bate na minha porta?" ela caiu na risada e as pessoas ao redor também, depois do susto.

Entrada da Exposição

Quando fomos não tinha fila, eu não sei se já teria acabado os ingressos ou se como era dia de quem comprava pela internet, ninguém foi tentar comprar no local.

Foi uma experiência muito rica e nós amamos! 

Informações:
O Mundo de Tim Burton
Data: De 04/02/2016 à 15/05/2016
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som
Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa
Horário: Terça à Sexta das 10h - 20h. Sábado das 9h - 21h. Domingo e Feriados das 11h as 19h.
Entrada: Terça Gratuita. Na bilheteria R$ 12,00 (meia R$ 6,00) Na internet com hora marcada R$ 40,00 (meia R$ 20,00)
Estacionamento: com manobrista. R$ 25,00 (Tem poucas vagas.)
Site: http://www.mis-sp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário