sábado, 30 de janeiro de 2016

Bloco de Carnaval de Rua - Vila Madalena

Imagine uma pessoa que não gosta de Carnaval e é tão desligada para essas coisas que nem percebe que o programa que decidiu fazer no dia leva direto para um lugar assim. Imaginou? Sou eu!



Hoje, dia 30 de Janeiro de 2016, o meu marido e eu decidimos que iríamos comer em um restaurante na Vila Madalena na hora do almoço. Entrei no aplicativo de fazer reservas e dava que não poderia fazer hoje. Achei que deveria ser muito movimento de sábado e resolvemos ir e ver se dava para comer lá na hora. Se não desse, tem muitos restaurantes na região.


Chegamos por volta das 13 horas e quando nos aproximávamos da Rua Aspicuelta vi umas pessoas com fantasia e logo em seguida um aviso que a rua estaria fechada para o Carnaval. Como já estávamos lá, resolvemos seguir com o plano. Paramos o carro num dos vários estacionamentos da Rua Fradique Coutinho, perguntei para o manobrista se tinha muita bagunça dos foliões por ali e ele me respondeu que só lá pelas 19 horas. Então seguimos para o restaurante que descobrimos que estava fechado. Fomos em um dos bares de esquina que tinha almoço e começamos a almoçar. 



Aos poucos começamos a ouvir uma única música de Carnaval que ia se sobrepondo as músicas do rádio do restaurante. O Bloco Kolombolo Diá Piratininga estava desfilando pela Morato Coelho e subiu a Aspucuelta, bem na esquina que estávamos. As minhas filhas puderam ver, "de camarote", o bloco passando. O cortejo não estava muito grande, mas a música estava bem alta. Continuaram almoçando e observaram o que estava acontecendo. A minha filha mais velha (5 anos) achou a música muito alta e estava irritada um pouco, ela queria saber porque eles não poderiam abaixar um pouco o volume, já que dava para ouvir muito bem de longe. A minha filha mais nova (3 anos) começou a cantar o refrão.



Bem na hora que viraram a esquina, pararam de cantar e a bateria tocou por uns 10 minutos, muito bonito. Gosto só da bateria. Penso na dificuldade de coordenar todas as pessoas e fazer um som tão lindo. Depois o bloco subiu a rua e nós acabamos de comer.

Perguntei para as minhas filhas o que acharam do Bloco de Carnaval. Não era o que tínhamos planejado, mas era algo bem diferente do que elas estão acostumadas. A minha filhona disse que gosta mais do bailinho de Carnaval da escola onde ela estuda. A música é mais baixa e ela consegue entender o que estão cantando. Contudo, ela gostou muito de ver as pessoas fantasiadas e a bateria tocando. Achou bonito. A pequena disse que achou tudo muito legal. E começou a cantar o refrão sozinha.



Continuando com o nosso plano, fomos para a loja de chocolate que mais gostamos aqui de São Paulo, Cacao Sampaka. No caminho cruzamos com o bloco que agora contava com mais gente e tinha mais chegando correndo para participar. Fomos comer chocolate, as minhas filhas gostam do bombom de chocolate amargo com framboesa e provaram hoje o de chocolate amargo com maracujá também. Eu comi o que eu mais gosto, bombom de azeite e provei o bombom de chocolate amargo com cumaru. Quando estávamos acabando de comer, o bloco chegou na frente do estabelecimento.



Algumas das pessoas que trabalham na chocolateria ficaram na frente para que não invadissem o local, entendo, porque no restaurante os garçons fizeram a mesma coisa. Algumas pessoas entram ou empurram as coisas e pode dar prejuízo aos lojistas. Como tem uma pequena área na frente da chocolateria, para quem quer comer do lado de fora, fomos lá um pouco e as minhas filhas ficaram estudando os movimentos das pessoas e depois começaram a sambar. 



Achei a experiência muito boa. Se não tivesse ocorrido como foi, talvez nunca levasse as minhas filhas para um Carnaval de rua. Como era a tarde, logo depois do almoço, tinha algumas crianças dançando junto com o bloco o que fez com que as minhas filhas se soltassem. Era um ambiente mais família com poucos bêbados. Acredito que a decisão de gostar ou não de algo é delas e não minha, posso tentar orientar um pouco. Para quem quer apresentar o Carnaval de rua aos filhos pequenos, foi bem tranquilo. Pode fazer como nós que vimos de dentro de restaurante. Dá até para as crianças dançarem. 

Informações:
Kolombolo Diá Piratininga
Site: http://www.kolombolo.org.br/

Cacao Sampaka
Endereço: Rua Aspicuelta, 207 - Vila Madalena
Horário: De terça a sábado das 10h as 19h e domingo das 11h as 18h.
Site: http://br.cacaosampaka.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário