quarta-feira, 18 de maio de 2016

Exposição: Histórias da InfIancia e Playgrounds (MASP)

O Escolar, de Van Gogh

Fomos no dia 28 de Abril de 2016  nas exposições do MASP; Histórias da Infância e Playgrounds. Era uma quinta-feira e como o museu fecha mais tarde nesse dia pudemos aproveitar bastante. Entramos as 17 horas, o que seria tarde para os outros dias, e a moça do elevador, muito simpática, nos sugeriu de começar pela exposição Histórias da Infância e depois descer. Foi o que fizemos. Essa exposição começa no segundo andar e continua em baixo. O que tem de muito interessante é o audio guia que foi feito por crianças, explicando a obra para crianças, e ele pode ser ouvido no link que coloquei a baixo. As obras foram colocadas mais baixo do que de costume, para ficar numa altura agradável para elas apreciarem. Tudo pensado para as crianças.

Rose e Azul, de Renoir

A exposição reune diversas representações da infância de diferentes épocas, nacionalidades e tipo de arte. Encontramos obras de Van Gogh, Renoir, Portinari, assim como obras sacras, fotos mais atuais e desenhos de crianças. O audio precisa ser baixado no celular para ouvir durante o passeio. Nós (minhas filhas e eu e os amigos que estavam junto) começamos a ouvir e depois acabamos deixando de lado. As crianças adoraram ouvir o que outras crianças achavam das obras, mas não estavam concordando com algumas impressões e depois resolveram que era mais fácil não ficar ouvindo e só observar as obras.

Menino Anjo, de Maureen Bisilliat

A minha filha mais velha (5 anos) parou na frente de uma foto, infelizmente não fotografei essa foto, e me perguntou quem era o menino. Li o que estava escrito ao lado. Ela queria saber o que ele estava fazendo ali parado e eu disse que ele estava vendendo o que tinha naquele balde para ganhar dinheiro para ajudar a família dele. Ela queria saber se ele não ia na escola e eu disse que achava que sim e que ele trabalhava depois da escola. Expliquei que existe crianças que infelizmente não podem brincar a tarde toda como elas, porque precisa ajudar a família. Que talvez nunca tenha entrado em um museu, como elas entram e observam tudo. Ela ficou bem triste ao descobrir que outras crianças não podem viver isso que ela gosta tanto.

Criança Morta, de Portinari

Mais para frente, o tema era a Morte e a minha filha mais nova (3 anos) parou diante do quadro do Portinari, Criança Morta, por um tempão. Sem tirar os olhos da pintura, ela me perguntou por que estavam todos chorando no quadro. Eu respondi que era por causa do menino que tinha morrido. "O que está no colo do papai?" ela me perguntou e eu disse que sim. Ela abriu um berreiro. Não parava de chorar. Muita gente veio ver o que tinha acontecido e ela ainda olhando o quadro. "Por que ele morreu, mamãe?" e eu respondi que foi de fome. "Por que o papai e a mamãe dele não deram comida para ele?" e eu disse que porque eles não tinham comida também. "Não tinha ninguém que morava perto dele que tivesse comida?" e eu quase chorando também respondi, não sei. "Não tinha ninguém perto dele que pudesse dar alguma coisa para ele comer e não morrer?" Ela ficou chorando o resto da exposição até chegar na outra exposição, a do Playground. Aí ela esqueceu do menino e começou a querer brincar, só.

MASP desenhado por crianças

Fiquei feliz por ver que a obra do Portinari tocou tanto a minha filha. Ela conseguiu pegar toda a emoção que ele estava querendo passar. A indignação dela diante da morte de outra criança me deixou grata, porque sei que estou educando elas da maneira correta. A mais velha teve uma reação mais leve diante da idéia de outras crianças não terem o tempo para se divertir como ela, mas mesmo assim mostrou a indignação diante da desigualdade que existe no mundo.

Exposição Playgrounds

A segunda exposição do dia foi a campeã. Todas as crianças adoraram. Conversei com a monitora que estava no local e ela me disse que chegamos no melhor horário, era umas 18 horas e como o MASP só fechava as 20 horas por ser quinta-feira, as crianças aproveitaram muito. Só tinha o nosso grupo lá brincando. E todos que chegavam depois eram adultos, então não iam brincar. Talvez até quisessem, mas por te crianças não brincavam. Ficamos mais de uma hora lá brincando. De terça-feira que é gratuito e de final de semana me informaram que tem muita criança por lá e fica bem difícil de todos brincarem.

Blocos de montar, igual ao que tem na entrada.

Como em toda exposição ou passeio que faço, perguntei o que mais gostaram e a resposta foi quase unanime, a escada. Nunca tinham visto uma escada assim, torta. Parecia uma rampa, mas era escada. Lembro que quando fui a primeira vez no MASP, eu era um pouco mais velha que elas, eu também adorei a escada. 

A escada do MASP



Informações:
Exposição: Histórias da Infância
De: 08/04/2016 à 31/07/2016
Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1.578
Horário: De terça à domingo das 10h as 18h. Quintas das 10h as 20h.
Entrada: Inteira R$ 25,00  
               Meia R$ 12,00 
               Menores de 10 anos gratuito 
               Terças gratuito
Site: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=261&periodo_menu=breve
Audio Guia: https://soundcloud.com/maspmuseu

Exposição: Playgrounds
De: 18/03/2016 à 24/07/2016
Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1.578
Horário: De terça à domingo das 10h as 18h. Quintas das 10h as 20h.
Entrada: Entrada: Inteira R$ 25,00  
               Meia R$ 12,00 
               Menores de 10 anos gratuito 
               Terças gratuito
Site: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=260&periodo_menu=

Nenhum comentário:

Postar um comentário