domingo, 19 de junho de 2016

Espetáculo: Concerto Didático (Teatro Municipal)

Entrada do Teatro Municipal de São Paulo

Fomos no dia 29 de Maio de 2016 ao Teatro Municipal de São Paulo. Foi a primeira vez que as minhas filhas entraram no teatro. Nós já havíamos passado a pé na frente no Aniversário de São Paulo deste ano e visto a região. Chegamos mais cedo e tinha apresentação de bicicleta na frente do teatro. Enquanto as meninas viam eu fui perguntar sobre o ingresso. Uma vez que fui, me mandaram trocar o e-ticket por uma entrada normal e dessa vez era só o e-ticket mesmo.


Apresentação de Bicicleta

Fizemos um tour por dentro. Elas acharam lindo. A minha filha mais velha (5 anos) achou parecido com os museus e castelos que conhecemos na viagem à Escandinávia. Ficou admirando o mosaico e eu fui mostrando os detalhes arquitetônicos do Municipal. A minha filha menor (3 anos) gostou da sala com espelhos. Ficava dançando e se olhando nos espelhos. Como era cedo, deu para vermos tudo com calma e sem muita gente. Normalmente eu passava por essas partes no intervalo dos espetáculos e é quase impossível de ver algo.


Cafeteria do Teatro

Depois fomos procurar o nosso lugar. Dentro elas acharam ainda mais lindo. Ficaram apreciando a sala. Acharam bem diferente das outras salas de teatro que fomos. A minha pequena me perguntou qual peça que iríamos ver e eu tentava explicar que era um concerto. Mostrei o palco e disse que teriam músicos sentados lá e tocariam obras de Strauss e Mozart. Eu gosto muito dos dois compositores e elas já ouviram músicas de ambos.


Escadaria Principal

Durante a apresentação a minha pequena queria ficar dançando, mas não tinha espaço e ela queria saber se poderia ir no corredor central para dançar, não deixei porque achei que iria atrapalhar os outros.


Sala dos Espelhos

Começaram a apresentação como um concerto normal, mas logo em seguida um "palhaço" apareceu e deu um charme. As crianças, tinham várias no local, davam risada. E estavam prestando atenção no que o palhaço fazia. Depois da primeira música, o palhaço começou a interagir com o maestro e dizer o que deveria ser feito. Com muita brincadeira, ele foi explicando o nome das coisas. Depois pediu para que outro membro da orquestra ficasse no lugar do maestro e explicasse as coisas. Foi aí que começou a parte didática. 


Um dos mosaicos da parede

Explicaram quais eram os instrumentos. A diferença entre eles. A escala musical e a função de cada um deles. Bem para principiantes, mas que prendeu a atenção das crianças e elas aprenderam. As minhas filhas adoraram e acharam que deu para entender bem. Expliquei para elas que nas apresentações de orquestra, não tem o palhaço e é só a música tocada pela orquestra. Elas gostaram.


Sala de apresentação preparada 

Vale a pena ressaltar que tanto no Teatro Municipal de São Paulo, quanto na Praça das Artes têm programação gratuita ou a preços populares que realmente valem a pena.

Informações:
Concerto Didático
Local: Teatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - Sé - São Paulo 
                 (Perto da estação de metro Anhangabaú).
Horário: Domingo as 11h
Entrada: R$ 5,00
Site: http://theatromunicipal.org.br/
Programa: http://issuu.com/theatromunicipal/docs/concertosdidaticos-temporada2016/20?e=0/35895592


Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281

Site: http://theatromunicipal.org.br/espaco/preca-das-artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário