domingo, 11 de dezembro de 2016

Exposição: Gaudí - Barcelona 1900

Sagrada Família

Fomos à exposição do Gaudí na abertura para o público, no dia 20 de Novembro de 2016. Comprei os ingressos assim que começou a vender e pegamos o primeiro horário. Chegamos no Instituto Tomie Ohtake e já tinha uma fila, mais ou menos grande para as pessoas que já possuíam ingressos. Preferenciais têm uma fila a parte e espera um pouco. 

Obras do Museu Nacional d'Art da Catalunya

Para as pessoas que tentam comprar na hora, não tinha mais ingressos disponíveis. Não sei se tinha para outro horário ou só para outro dia. A fila na bilheteria era pequena. Eu via as pessoas indo até a bilheteria, comprando e indo embora. Passei outro dia pelo local e observei a mesma coisa e fila do tamanho que eu peguei.

Maquete da Casa Battló

Ficamos cerca de 15 minutos na fila para entrar. A exposição está menor que as outras que vimos no Instituto, como: Picasso e Frida. Do lado da esquerda, de quem entra, tem obras de outros artistas e todas pertencem ao acervo do Museu Nacional d'Art da Catalunya e do lado direito as obras de Gaudí.

Maçaneta

Eu considero a exposição pequena e com poucas obras, mas entendo que é impossível trazer as obras desse maravilhoso arquiteto e design catalão. Podemos ver mostras de seu trabalho como design com maçanetas, porta, azulejo e piso de chão entre outros. E muitas fotos, maquetes e explicações de como ele fazia as suas obras arquitetônicas.

Piso de chão

A minha filha mais nova (4 anos) olhando as fotos, reconheceu alguns lugares do Park Güell, como o lagarto e os bancos. Nós fomos para Barcelona em 2014 e passamos por vários lugares com obras dele. Já a minha filha mais velha (6 anos) reconheceu o piso na frente da casa Batlló e outros adereços da casa e lógico do Park Güell. Da Sagrada Família, ela lembrava de ter visto algo, mas não lembrava direito de tudo. Ficaram maravilhadas e pediram para ir para Barcelona de novo.

Estudos para a construção da Sagrada Família

No andar de baixo tem uma obra feita de fios de metal e com um espelho. Deve-se olhar pelo espelho. Linda! Infelizmente não sei quem era o autor, não achei a identificação e a minha foto não ficou tão boa.

Estudo do teto da Sagrada Familia

O catálogo está maravilhoso, como sempre. Quem quer conhecer um pouco do trabalho do Gaudí vale a pena ir e para quem quer recordar também. Não pensem que terão um bom panorama do artista.

Obra do piso de baixo

Informação:
De 20/11/2016 à 16/02/2017
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua dos Coropés, 88 - Pinheiros
Horário: De terça à Dom das 11h as 20h.

Entrada: R$ 12,00 (meia R$ 6,00) Criança até 10 anos, cadeirantes e deficientes físicos a entrada é gratuita todos os dias da exposição. Terça Gratuito.
Estacionamento com Manobrista.
Site: http://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/gaudas-barcelona-1900

Nenhum comentário:

Postar um comentário