domingo, 31 de maio de 2015

Exposição: Joan Miró - A Força da matéria



No dia 30 de Maio de 2015, acordamos com as minhas filhas (4 e 2 anos) pedindo para voltar a Barcelona. A alternativa foi fazer um roteiro de Barcelona em São Paulo. Almoçamos em um restaurante italiano da Vila Madalena e depois começamos nosso tour indo na loja de chocolates que as minhas filhas adoram, Cacao Sampaka.




A minha mais velha já chegou pedindo para que eu a pegasse no colo e escolheu dois bombons, que são os preferidos dela. Framboesa com chocolate 70% e Cassis com Mel com chocolate 70%. A minha mais nova comeu igual.

Chocolate quente com cognac e Chocolate quente Azteca

Eu e o meu marido tomamos chocolate quente. Meu marido tomou o chocolate quente com cognac e o meu chamava Azteca, chocolate 70% com especiarias. Depois eu comi dois bombons.
Bombom de Gengibre com limão e Bombom de Pimenta Jamaicana

Saindo de lá, passamos de carro na frente do Instituto Tomie Ohtake. Se tivesse fila não iríamos entrar. Para a minha sorte, mesmo sendo sábado às 17 horas, não tinha fila e nós entramos.  


A Exposição Joan Miró: a força da matéria está muito legal. Ano passado fomos ao Fundació Joan Miró em Barcelona e parte das obras que estão nesta exposição vieram de lá. Elas adoraram porque lembraram do que haviam visto.

Projeto para um monumento

Esta escultura foi a que a minha mais velha mais gostou. Ela disse que parecia uma mulher e um porco ao mesmo tempo. Para fazê-las se interessarem mais, sempre pego um folheto da exposição para cada uma delas e falo para procurarem as obras que estão nele. Normalmente são as obras mais importantes e é uma maneira delas prestarem atenção em tudo.



Desta vez a menor criança era minha mais nova, mas tinha muitas outras crianças no local, o que me deixou feliz. Gosto de ver as novas gerações envolvidas, presentes nas mais variadas formas de arte. Tento passar isso para as minhas filhas. As outras crianças não me pareciam tão acostumadas com exposições, pois queriam mexer em tudo. A minha menor vendo os outros colocando a mão queria colocar também e eu tinha que ficar chamando a atenção.

 O Rato Preto com Manta e O Rato Vermelho com Manta

Bailarina Crioula e Mambo 

As minhas filhas tentavam descobrir o que tinha nas obras. Em algumas eu dizia qual era o nome da obra e elas brigavam comigo que eu estava inventando, que não poderia ser aquele o nome, já que elas não conseguiam reconhecer. Contudo, ela serviu para a minha filha mais velha ter muita inspiração, ela olhou algumas obras e disse que queria tentar fazer parecido. Que na escola, inspirados no próprio Miró, elas fizeram trabalhos coloridos e depois colocaram nanquim por cima. Ela viu que tinha outros materiais juntos e ficou pensando no que ela poderia fazer.

 Mulher e pássaro

A escultura da Mulher e pássaro estava no ano passado no telhado da Fundació e elas haviam visto. Era a única que eu lembrava. As outras não tinha certeza se eu havia visto ou não expostas lá. Depois de um tempo a minha mais velha me disse que lembra que no telhado havia várias esculturas e todas bem coloridas, mas não lembrava da cara delas.

Obras de Tomie Ohtake

As obras de Tomie Ohtake que estão no salão são, sem dúvida nenhuma, o maior destaque e felicidade das crianças. As minhas filhas adoraram! A minha mais nova não parava de mexer. Como é uma obra interativa e as crianças podem mexer, elas ficaram um tempão só nelas. 


Informações:
Exposição: Joan Miró - A Força da Matéria
De: 24/05/2015 à 16/08/2015
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua dos Coropés, 88 - Pinheiros
Horário: De terça à Dom das 11h as 20h.
Entrada: R$ 10,00 (meia R$ 5,00) Crianças pequenas não pagam. Terça Gratuito.
Site: http://www.institutotomieohtake.org.br/inicio/index.html

Cacao Sampaka
Endereço: Rua Aspicuelta, 207 - Vila Madalena
Horário: das 10h as 19h.
Site: http://br.cacaosampaka.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário