quarta-feira, 20 de maio de 2015

Exposição: TV Cultura - 13ª Semana Nacional de Museus


Fomos no dia 19 de Maio de 2015 conhecer as instalações da TV Cultura. Durante toda esta semana, a Fundação Padre Anchieta abre as portas com exposição especial da Inezita Barroso, apresentadora do Viola Minha Viola, o Cenário do Provocações do Antônio Abujamra e uma exposição especial feita pelos funcionários do canal São Paulo, um lugar ideal para se (re)ver. Para participar é preciso se inscrever antes.



Nosso passeio era as 15 horas, chegamos um pouco antes porque achar uma vaga por lá é  quase impossível. O número de inscritos era 50, achei que teria fila de espera, mas para a minha surpresa apenas 9 pessoas compareceram. As nossas guias, pessoas que trabalham lá e tiveram uma super boa vontade em nos mostrar tudo, esperaram mais um pouco e ninguém mais apareceu. Uma pena. Me contaram que no ano passado tinham as 50 pessoas inscritas e uma fila de espera para se alguém desistisse para poderem entrar.


Figurino da Cacilda (Eliana Fonseca) Ra Tim Bum

Nosso passeio começou pela saguão principal onde tem exposto figurinos do Ra Tim Bum e alguns merchandisings, depois fomos depois ver alguns dos muitos prêmios que a TV Cultura ganhou por todos esses anos. Nos disseram que como a Fundação Padre Anchieta é do governo, não poderia ter propagandas e as que têm são de utilidade publica e que das coisas deles são vinculadas apenas nos horários para adultos.


Depois fomos ver alguns cenários dos programas de TV. As minhas filhas estavam maravilhadas e ao mesmo tempo não entendendo direito o que estava acontecendo. O primeiro foi o Metrópolis que estavam gravando uma entrevista. As duas ficaram bem quietinhas vendo tudo. Depois fomos ver o cenário do Roda Viva, depois do Quintal da Cultura, que elas conhecem o programa.
 Entrada do Estúdio que estava sendo gravado o Metropolis

 Gravando o Metrópolis

 O entrevistado e a apresentadora

 Cenário do Roda Viva

Cenário do Quintal da Cultura

Depois fomos conhecer a Radio Cultura FM. Tenho que dizer que para mim foi muito legal conhecer o dono da voz que escuto a muito tempo. Um senhor super simpático. Ele estava nos contando que as transmissão diurnas são sempre feitas ao vivo e as noturnas as vezes são gravadas antes. Ele falou o nome de duas músicas enquanto estávamos lá, interessante, porque ele conversava conosco, dizia vai ficar ao vivo, falava o nome da música e voltava a conversar conosco.
 
Alfredo Alves locutor da Cultura FM


No final do nosso tempo, ele iria começar a dar as notícias, que eles são obrigados a fazer de hora em hora e precisávamos ficar um minuto sem fazer barulho. Lógico que como já estávamos lá, na sala, por 15 minutos e as minhas filhas quietinhas, a minha filha mais nova  (2 anos) começou a falar, bem no final da transmissão. Saí correndo para não atrapalhar. Depois a moça que estava nos guiando disse que o locutor pediu para me avisar que não atrapalhou a minha pequena falando, já que ela não falou alto e ele já estava terminando e que as minhas duas filhas (a mais velha tem 4 anos) são muito educadas por ficarem tanto tempo quietinhas.


Vista de dentro da árvore cenográfica da Ilha Ra Tim Bum

Passamos depois da radio pela árvore cenográfica da Ilha Ra Tim Bum e fomos ver as exposições. Começando com a São Paulo, um lugar ideal para se (re)ver.


Uma das obras expostas

A minha filha mais nova adorou esta obra, ela foi ver de pertinho e me levou para eu ver a cidade no espelho. A guia achou que ela queria sentar e disse que ela poderia sentar se fosse isso. Eu disse que não, que ela gostou da cidade. E a moça se espantou, porque ela disse que para muitas pessoas ela precisa explicar que aquilo é uma cidade e ela de 2 anos já percebe direitinho. Ela me disse também que deu para perceber que as minhas filhas frequentam exposições, já que elas não mexem nas obras. Junto com a exposição São Paulo que os funcionários fizeram está o Provocações.


 Cenário Provocações

Depois fomos ao segundo andar para ver a exposição sobre a Inezita Barroso. Uma das pessoas que estava conosco era o fã número um dela, ou pelo menos da TV Cultura. O senhor sabia tudo sobre a vida dela. Ia ver a gravação de todos os programas, ele até conhecia muitos dos funcionários da emissora que o chamavam pelo nome. Ele disse que tinha ido nesse passeio para poder ver a exposição.
Cartaz da entrada da Exposição

Homenagem de Mauricio de Sousa à Inezita Barroso

Cenário do Viola Minha Viola



Tive que explicar para as minhas filhas quem foi Inezita Barroso. O senhor contou muitas coisas, mas elas continuavam sem entender. Falei que ela era uma cantora, e que o programa era feito lá e que o meu pai gostava de ver este programa, assim como o bisavô dela. Tinha uns lugares para ouvir as músicas dela e estava tocando uma música.



Prêmios recebidos pela Inezita Barroso

O nosso passeio terminou com uma passada pelo arquivo da TV Cultura. Vimos o Garibaldo de 1972, aquele que atuou com a Sonia Braga... Ele é azul por causa do contraste da TV Preto e Branco da época. Fotos do Bamba la lão, do X tudo,  as máscaras do Glub e Glub e tantas outras coisas.

Garibaldo (Vila Sésamo) de 1972

Maquete do cenário do Vila Sésamo


Figurino do Glub Glub

X Tudo


O passeio foi muito legal. Até pedi para eles abrirem os estúdios para o publico mais vezes. As minhas filhas ainda não entenderam como funciona uma transmissão de televisão, mas pelo menos já sabem que têm cenários e várias câmeras para serem transmitidas até a nossa casa. Ano que vêm eles pretendem abrir de novo e quem sabe nós iremos novamente. 

Informação:
13a Semana Nacional de Museus
De 18/05/2015 a 24/05/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário