terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Exposição: Mondrian e o Movimento de Stijl



Fomos na exposição do Mondrian na inauguração, dia 25 de Janeiro de 2016 por uma coincidência. Eu estava organizando as coisas da Viagem à New York que fizemos em Dezembro de 2015 e encontrei uma das atividades do MoMA que eles propõe para fazer com as crianças, que era do Mondrian. Foi a primeira vez que as minhas filhas viram alguma obra dele. E eu estava mostrando para a minha filha mais velha (5 anos) e ela disse que não lembrava direito das obras. Comentei que tinha uma exposição que iria começar e ela ficou interessada. Entrei no site do Centro Cultural Banco do Brasil e para a minha surpresa tinha ingressos para a inauguração. Resolvemos fazer um passeio familiar e a madrinha da minha filha mais velha foi conosco.


Chegamos lá com o nosso ingresso gratuito com hora marcada e logo entramos. Eles falam para começar a exposição do subsolo e depois subir para entender a trajetória do artista, mas não é realmente necessário. Começamos do 4 andar e descemos como sempre fazemos lá. Não queria pegar fila durante a exposição. Estava relativamente vazio e deu para vermos tudo com calma. Na nossa saída, o Centro Cultural estava lotado.


Maquete de uma casa Stijl

No total são 60 obras de Piet Mondrian e de outros artistas do Movimento de Vanguarda Moderna Holandesa conhecida como De Stijl. Eu o conhecia por suas obras geométricas e era essas que havíamos visto no MoMA também, mas eu gostei bastante do moinho de Vento que ele fez. A parte de arquitetura me chamou muita a atenção pois elas são modernas, ainda hoje, e foram projetadas em 1924. As minhas filhas adoraram a cadeira e a mais nova (3 anos) queria sentar e eu estava explicando que mesmo sendo cadeiras não pode mexer ou sentar. Então o guarda se aproximou e disse que ela poderia sentar na cadeira do andar térreo, que foi feita para sentar e tirar foto. E que naquele andar tinha um jogo interativo que ela poderia fazer. Depois de vermos as peças do andar, fomos ao tal jogo interativo e as minhas duas filhas fizeram um quadro no estilo Stijl.


Jogo Interativo

Outra peça que chamou a atenção delas foi um boneco articulado que fizeram um video mostrando a transparência, as cores e os movimentos possíveis. Elas adoraram o video e estavam brincando como se fosse um jogo do X Box. Foi engraçado de ver.


Boneco Articulado

Como era inauguração tinha uma equipe de filmagem lá e eles ficavam na frente das obras para falar sobre a exposição e até ficaram tempo demais na cadeira que podemos sentar e tirar fotos. O curador estava presente e com seus convidados. Estava bem interessante. Normalmente tem atividades para as crianças, eu achei os lugares, mas não tinha ninguém presente no dia. Creio que durante a exposição terá. No subsolo tem um cantinho para as crianças tentarem refazer um quadro do Mondrian, mas as minhas filhas não conseguiram nem mexer muito. Ficaram num cantinho. Tinhas umas moças na faixa de 20 anos que ocuparam tudo e não deixava elas brincarem.


Quadro do moinho de vento

Tinha um quarto montado no estilo do movimento e não sei porque me lembrou mais a obra "O Quarto em Arles" do Van Gogh. Depois em casa olhando o quadro do Van Gogh não era realmente parecido, mas não sei se era a posição, me fez lembrar.


Quarto no estilo Stijl

No térreo tem algumas coisas interessantes: Tem a cadeira para sentar e tirar fotos. Tem um lugar para você colocar o seu celular e tirar foto como se estivesse dentro de um quadro do Mondrian e um jogo de montar um quadro do Mondrian usando um Kinect. Acho que poderiam ter variado um pouco essa parte porque tudo era refazer um dos quadros geométricos do Mondrian. A peça preferida das minhas filhas foi a cadeira. 


A famosa cadeira que podemos sentar para tirar fotos.

Informações:
Exposição: Mondrian e o Movimento de Stijl
De: 25/01/2016 à 04/04/2016
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Horário: De quarta à segunda das 9h as 21h.
Entrada: Franca (Reserva de entrada com data e horário marcado no site do Ingresso Rápido https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=46160#!/ )
Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/mondrian-e-o-movimento-de-stijl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário