sábado, 23 de janeiro de 2016

Passeio: Zoológico e Zoo Safari

Fomos no último dia 21 de Janeiro de 2016 no Zoológico de São Paulo. A minha filha mais velha (5 anos) já havia estado lá quando tinha um ano e meio e a minha filha mais nova (3 anos) nunca esteve no Zoológico aqui de São Paulo.




Não sou muito fã de Zoológicos, Aquários etc. por achar que os animais deve estar soltos na natureza, no seu habitat natural, mas quando vamos viajar é difícil de não fazer um passeio para um desses tipos de lugares porque é o que as crianças gostam de ver. Preciso sempre mesclar passeios culturais dos quais as vezes elas ficam entediadas, com passeios que chamem a atenção delas. Como elas já conheceram o Zoológico de Barcelona e do Central Park achei que seria certo conhecerem da cidade onde elas moram.




Chegamos e o dia estava quente. Por ser um dia de semana dava para andar, como é férias sempre tem muita gente. Não compramos o ingresso para ver a parte dos Dinossauros, achamos melhor focar nos animais vivos, antes que eles desapareçam também. Eu havia esquecido dos eventos ocorridos em 2004 e só me lembrei quando fomos perto da jaula do Gorila que estava fechada e dos leões. Para quem não lembra, em 2004 cerca de 100 mamíferos do Zoológico de São Paulo foram envenenados. Em 2009 disseram que teria sido um vírus e não uma pessoa. O que eu sei é que diminuiu muito o número de animais e não voltou a ser como era. Outra coisa que notei é que depois do incidente do menino do Paraná em 2014 que perdeu o braço por ir mexer no tigre, todos os animais ferozes estão atrás de vidro e os animais não tão ferozes tem proteção elétrica, que na minha opinião é mais uma proteção para o animal do que a chance dele sair e nos atacar.




As minhas filhas gostaram bastante, principalmente que não sabem que antes tinha muito mais bichos. A mais velha me perguntou porque tinha a cerca elétrica em volta do Elefante e eu contei a história do menino. A primeira pergunta dela foi "Não estavam dando comida para o tigre?", eu respondi que estavam e que o menino e o pai dele que fizeram coisa errada, ela me perguntou em seguida se não tinha proteção como alí e eu disse que tinha, mas eles não obedeceram. Ela ficou com dó do Tigre.




Como estava muito quente, fomos tomar sorvete perto dos dromedários e foi quando eu descobri que dá para você fazer o passeio do Zoo Safari, ex-Simba Safari, do Zoológico. Achei uma boa. Você paga o mesmo valor com o seu carro ou com o carro deles. Fomos com o carro deles, o motorista muito simpático nos explicou as coisas e o passeio dura de 40 a 60 minutos. Antes de entrar você pode comprar ração para dar aos animais e ele diz para quais animais e como devemos dar a comida. Os animais mais ferozes estavam em jaulas também. 



Lembro de ter ido no Simba Safari quando era criança e que fiquei com muito medo dos animais perto do carro e da grade no carro. O motorista nos contou que teve um caso de um menino que pediu para sair do carro para ver os leões de perto e o pai parou o carro e deixou o menino sair sem problemas maiores. Na hora eu pensei, quem poderia fazer isso com um filho, mas no fim do passeio um pai com duas crianças que estavam na van conosco pediu para deixar os filhos saírem para mexer nos animais o que o motorista disse que não podia por ser contra as regras do lugar e que tem animais selvagens soltos que poderiam ferir-las.




Ao fim do passeio voltamos para o Zoológico e vimos os outros animais. Estavam fazendo uma gravação lá e não sei do que se tratava, mas colocavam uma música muito alta que irritava os meus ouvidos e do lado de fora (estavam na parte dos anfíbios) as araras e os macacos estavam tão irritados quanto eu com a música. Outra coisa absurda que eu achei foi uma mãe dizer para a filha que o Lobo-Guará era o Lobo Mau. A menina estava irritada e falando grosserias para o animal e os pais ajudando. Porque ele é mau. É por esse tipo de educação que alguns animais estão em ameaça de extinção. Intolerância das pessoas. 




Perguntei ao final do dia do que elas mais gostaram do passeio e a resposta foi: A mais velha gostou do Serval e a Jaguatirica. A minha mais nova gostou do Lobo-Guará, Elefante, da Girafa mamãe, papai e filhote e das aves que foram perto do carro comer.

OBS: Eu esqueci de mencionar, os banheiros do Zoológico estavam limpos o dia todo. Tinha sempre alguém limpando. Fiquei impressionada e feliz em ver eles cuidando disso. Lembro que não era bem cuidado antes.

Informações:
Zoológico de São Paulo
Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4241
Horário: Diariamente 
Entrada: R$ 30,00 (de 6 a 12 anos R$ 10,00 até 5 anos gratuito)
Estacionamento: no local.
Site: http://www.zoologico.com.br/
OBS: Mundo do Dinossauro paga-se a parte (R$ 12,00)

Zoo Safari
Endereço: Avenida do Cursino, 6338
Horário: Diariamente
Entrada: R$ 28,00 (de 4 a 12 anos R$ 12,00 até 3 anos gratuito)
OBS: Pode usar o seu carro ou o carro do Zoo Safari. Mesmo preço. Pode pegar de dentro do Zoológico.
Site: http://www.zoologico.com.br/a-fundacao/zoosafari

Nenhum comentário:

Postar um comentário