segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cinematerna

Nossa última ida ao Cinematerna foi no dia 05 de Fevereiro de 2015, fomos assistir ao filme Into The Woods (Caminhos da Floresta). A Cesura do filme é 12 anos e eu fui informada várias vezes disso, pelo Cinemark do Market Place e pelas voluntárias do Cinematerna. Todos eles acreditavam que o filme seria muito assustador para as minhas filhas e que não seria legal.

Como eu havia mostrado o trailer para elas e no filme aparece vários personagens que elas conhecem: Chapeuzinho vermelho, Cinderella, Rapunzel, João do Pé de Feijão. Achei que seria prudente leva-las ao Cinematerna porque nas sessões a sala fica um pouco iluminada, para que as mães possam ver as crianças, trocar a fralda etc. Isso ajuda a evitar que entremos no filme. Eu praticamente me sinto dentro do filme quando a sala está toda escura. Outro ponto era que o filme era legendado e como as minhas filhas não sabem ler ou falar inglês, eu explicava o que elas perguntavam e não traduzia o que eu achava que não precisava. Não tem nada explicito, então fica fácil.

A minha filha mais nova (2 anos) estava cantando as músicas junto com o filme, eu tinha que pedir para ela cantar mais baixo. Ainda bem que o casal que estava atras de mim na sessão achou isso engraçado. Eles me disseram que acreditavam que as meninas me pediriam para sair da sessão rápido, mas foi exatamente o contrário que aconteceu. A mais velha (4 anos) ficou segurando o xixi, dando pulinhos porque não queria perder o fim do filme. Saímos da sessão e elas continuaram cantando as músicas do filme. As voluntária concordaram que eu realmente conhecia as minhas filhas e que pelo visto não tinha problema nenhum mesmo com elas.

Como eu passou muito tempo com elas, sei o que pode deixa-las com medo (as vezes eu erro, como com rôbos de dinossauro que a minha mais velha viu e morreu de medo) e qual a melhor maneira delas terem o contato com certas coisas.

Nosso primeiro contato com o Cinematerna foi no início de 2011, eu havia ido ao Shopping Frei Caneca com o meu marido e minha filha mais velha, que ainda era um bebe para encontrar uma amiga. Enquanto eu fui ao banheiro, acabava uma sessão do Cinematerna lá no shopping e vendo várias mães com bebes saindo da sala, meu marido foi perguntar do que se tratava e logo nos apaixonamos pelo projeto.

Eu amo cinema e trabalhei em alguns filmes aqui no Brasil e no exterior e a possibilidade de continuar frequentando o cinema depois de dar a luz me pareceu maravilhoso. Enfrentei o mesmo problema de muitas mães de primeira viagem; achei que a maternidade me tiraria da vida social, mas isso não aconteceu e ainda fiz muitas amigas novas no Cinematerna. Depois dos filmes trocávamos experiências de maternidade e conversávamos sobre quais filmes queríamos ver e porque. Muito gostoso. Acompanhei o projeto crescer e espalhar pelo Brasil.

A nossa primeira sessão do Cinematerna foi em 19 de Abril de 2011, no Shopping Frei Caneca e o filme era a animação Rio. Como era a primeira vez que a minha filha saía de casa, iria entrar numa sala escura, achei que seria mais prudente um filme para crianças. Ela tinha 7 meses. As partes com ação, ela prestou muita atenção e as partes mais paradas ela chorava. Como a sessão é para mães com bebes, o choro (sem ser em excesso) não atrapalha muito, estamos todas no mesmo barco. E antes de começar cada sessão tem uma fotógrafa profissional que tira uma foto sua com o seu bebe de cortesia. Não preciso dizer que esse habito incorporou as minhas idas ao cinema com as minhas filhas. A minha mais velha foi crescendo e fomos em muitas sessões. No começo de 2012 eu assisti praticamente todos os filmes que concorriam ao Oscar (tirando os documentários e os curtas).

A primeira sessão da minha filha mais nova foi em 12 de Março de 2013 e o filme foi Hitchcock - Nos Bastidores de Psicose no Shopping Iguatemi Alphaville. Sim, que diferença da primeira filha! Agora eu já estava entendendo melhor o projeto, como tudo funcionava e como eu queria muito ver este filme, fui com a minha pequena que na época tinha 5 meses. Essa sessão aconteceu uma coisa muito engraçada, para cada sessão, as mães entram no site do Cinematerna e votam para um dos filmes que estão concorrendo para aquela sessão. O outro filme que concorria era um com o Pierce Brosnan e eu fui a primeira a votar e escolhi o filme sobre o Hitchcock, crente que todas as outras iriam votar no filme mais meloso, contudo isso foi o que todas pensaram e só eu votei. No dia do filme, todas as mães presentes e as voluntárias perguntando quem teria sido a louca que votou neste filme, e eu dei um sorriso e disse "EU". Falei que achei que o outro iria vencer, mas como sempre faço, votei no que eu queria ver. Fui a única mesmo. As mães que estava lá disseram que nunca mais deixariam de votar, para que loucas como eu não decidissem. O filme era excelente, com atores maravilhosos e roteiro muito bem escrito. É que as outras mães queriam algo mais leve.

Sobre este projeto maravilhoso. O Cinematerna surgiu aqui em São Paulo com um grupo de amigas cinéfilas que logo após de terem suas filhos queriam continuar a ir ao cinema, mas queriam um pouco de comodidade também. Hoje esse projeto se estende por todo o Brasil. Ele é dirigido para o entretimento do adulto, no caso a mãe, que pode levar o seu filho com até 18 meses. Elas acreditam que depois dos 18 meses a criança começa a entender o que está acontecendo ao seu redor e alguns filmes não são indicados.


As salas são equipadas com trocadores e um tapetinho com uns brinquedos para acalmar a criança enquanto a mãe vê o filme. O som é mais baixo e a luz fica um pouco acesa para ajudar na hora de trocar a fralda, amamentar etc.  Quem escolhe a programação? São as mães. Você entra no site do Cinematerna e se cadastra. Toda semana tem uma programação nova e os filmes para votar, em alguns lugares ainda a sessão é mensal. Depois da sessão sempre tem um cafezinho onde as mães falam de cinema e trocam figurinhas sobre maternidade também.

Bom filme! 

Informações:
Locais onde têm sessão do Cinematerna: Amazonas (Manaus), Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza), Distrito Federal (Brasilia), Espírito Santo (Vitória e Vila Velha), Goiás (Goiânia), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte e Uberlândia), Pará (Belém), Paraná (Curitiba e Maringá), Pernambuco (Recife), Rio de Janeiro (capital e Niterói), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre), Santa Catarina (Blumenau, Florianópolis e Joinville), São Paulo (Capital, ABC Paulista, Barueri, Cotia, Campinas, Franca, Osasco, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário