domingo, 1 de fevereiro de 2015

Exposição: Leonardo da Vinci - A Natureza da Invenção


Fomos à exposição no dia 14 de Novembro de 2014, uma tarde de sexta-feira chuvosa em São Paulo. Estou contando só agora, porque criei o Blog a pouco tempo e como ela ainda está em cartaz, achei que seria legal comentar sobre a nossa experiência.

Chegamos umas 15h e a fila para entrar não estava muito longa. Já na entrada tem uma grua projetado por Leonardo Da Vinci, minhas filhas ficaram doidas com o tamanho e queriam saber para o que servia. Li a explicação para elas.  Entramos na exposição e pegamos o programa, pois para faze-las ficarem interessadas (principalmente a mais nova de 2 anos), eu mostro as coisas do programa e a incentivo a procurar as peças; normalmente as peças mais importantes se encontram no programa.

Vale a pena ressaltar que como a exposição está no Sesi, ela é voltada para máquinas e quase não tem desenhos ou pinturas. Na verdade, do Leonardo Da Vinci não tem nada. É um conjunto de projetos, desenhos e maquetes produzidos em 1952 para a celebração do quinto centenário do nascimento do artista. Para mim foi frustante não ver nem os esboços dos projetos originais, eram cópias, mas para as minhas filhas foi a descoberta de um novo mundo.


A parte de video que conta a biografia de Da Vinci estava lotada. Fomos direto para as invenções. O que chamou a minha atenção e fez muito sucesso com as minhas duas filhas foi o fato de ter a maquina exposta feita em madeira e, ao alcance delas, uma réplica feita com material mais resistente no qual elas podiam mexer e ver como funcionava. Aproximadamente 80% das peças expostas tinha algo para aprender junto.





Se o avião projetado por ele foi inspirado por um pássaro, tinha o video do pássaro voando para ver o movimento e podia mexer na cópia para reproduzir o movimento do pássaro. Em outros pontos, tinha audio para você ouvir a explicação. Não consegui ouvir nenhum, pois elas estavam sempre querendo pegar o phone de ouvido. Tinha vários jogos de raciocínio. 

A roupa de mergulho que ele projetou (foto) deixou as meninas curiosas, queriam saber o que era e quando expliquei, a minha filha de 4 anos achou que deveria ser difícil respirar com aquela roupa. Ficamos mais de uma hora na exposição e ao sairmos a fila estava enorme. Como era a primeira semana da exposição achei que era este o motivo de uma fila tão grande.




A exposição além de aguçar a imaginação das minhas filhas, foi um sucesso por elas poderem interagir com as obras. Tentar descobrir como as coisas funcionam. Ainda preciso apresentar o Leonardo Da Vinci pintor para elas, mas foi uma experiência que eu recomendo a todos, principalmente para mãe de meninos.


Informações:
Leonardo da Vinci: A Natureza da Invenção
De 11/11/2014 à 10/05/2015
Local: Galeria de Arte Sesi-SP
Endereço: Avenida Paulista, 1.313
Horário: Diariamente das 10h as 20h (Entrada até as 19h40)
Entrada: Franca





Nenhum comentário:

Postar um comentário